17 de ago de 2015

Transição capilar: Do liso ao Cacheado

Transição Capilar

Fonte: Acervo Pessoal

Olá galerinha bonita! O post de hoje é especial pra falar dessa fase chatinha de quem decidiu voltar a ter cachos! Eu sou uma dessas pessoas e posso dizer que é uma fase bem complicada, ainda mais pra quem esteve tanto tempo com cabelo liso e decidiu voltar à forma natural. A transição capilar é exatamente o que o nome diz, a fase pela qual o seu cabelo passa quando você está mudando o seu cabelo, seja do liso ao cacheado ou o contrário, do tingido ao natural etc. Porém, como uma cacheada feliz, quero usar o post de hoje para falar da transição do liso para o cacheado, que é algo que posso falar com mais propriedade porque já passei por ela.

Então indo direto ao assunto, eu mantive meu cabelo cacheado por muito tempo quando era mais nova, porém era toda uma saga para cuidar dele: Lavar, pentear e domar levavam horas! Hoje eu percebo que toda a guerra que eu travava com meu cabelo era na verdade a mais pura e simples ignorância, e por não saber lidar corretamente com o cabelo cacheado eu optei por alisar. A princípio comecei com a chapinha e o secador, porém logo passei a usar química também no processo.

O que é o Big Chop ou BC?

A minha decisão de fazer a transição veio logo após um período na minha vida que eu fiz um side cut e depois passei pro cabelo curtinho tipo menino. Sem saber eu tinha feito ali um Big Chop, e pra quem não sabe o que é o Big Chop nada mais é do que cortar o seu cabelo se livrando de toda a química existente nele. Tem gente com coragem pra raspar, outros com coragem de cortar curtinho como eu, e outras pessoas preferem passar um pouquinho mais de tempo na transição e depois cortar o que restou de química.

Como é ficar com duas texturas?

Essas últimas pessoas, que esperam o cabelo enrolado crescer um pouco mais até decidirem por cortar o cabelo, sofrem também com um processo chato onde se encontram com duas texturas, a raiz do cabelo começa a se enrolar e o comprimento ou as pontas continuam com a química, ou seja, lisos. Essa parte é uma parte chata porque mexe muito com a autoestima da pessoa, olhamos no espelho e acabamos não nos achando bonitas porque nossos cabelos não correspondem com o que desejamos pra ele.

O que fazer para gostar do seu cabelo durante a transição?

Para driblar esse momento na vida de uma cacheada podemos utilizar de métodos para amenizar essa situações, como fazer o uso de penteados diversos, tranças, turbantes e lenços. Ou mesmo fazer o uso de texturizações e existem várias técnicas que podemos encontrar pela internet, o YouTube e Google estão ai para nos auxiliar nesse momento. Pode-se fazer uso de tranças, twist, bigudinhos, babyliss, etc. Apesar de que este último por usar calor pode acabar trazendo consequências desagradáveis para o processo.

O uso de chapinha e babyliss durante a transição é benéfico?

Olha, isso depende da sua autoestima e da sua coragem. Porque eu digo isso? Bem, para começar o uso de chapinha ou babyliss danifica o cabelo, e se você tem química isso prejudica ainda mais o seu fio. Além de que mesmo que você pare de usar química o calor modifica sim a estrutura do fio, e seus cachos que você está ansiosa por ver podem demorar a chegar, portanto se você não vê a hora de jogar na cara da sociedade os seus cachos maravilhosos esqueça desses dois e opte por soluções menos agressivas. Mas se você não consegue se olhar no espelho durante a transição e se sentir bem com o cabelo que tem, eu não julgo de forma alguma quem opta por essas soluções, afinal você tem que fazer o que te faz sentir melhor quanto a você mesma.

Quanto tempo demora a transição?

Essa última pergunta vai depender muito das metas e das soluções que você optar por utilizar, além do seu tipo de cabelo, entre outras coisas. No meu caso por exemplo, faz 3 anos desde que fiz o meu Big Chop, porém, como eu disse anteriormente, o uso da chapinha ou do babyliss retardam o processo. Eu usei muita chapinha depois de que cortei o cabelo e isso diminuiu a taxa de crescimento do meu cabelo. Além de que com o cabelo cacheado é muito mais complicado ver a diferença de comprimento porque os cachos diminuem e muito o comprimento do fio aparentemente.

Como acelerar o processo de transição?

O que você deve manter em mente é que a transição é um processo demorado e que requer paciência, mas existem algumas coisas que podemos fazer para tentar agilizar o processo. E entre as soluções está: abolir o uso da chapinha, babyliss e secador, como repeti algumas vezes, cuidar bem do seu cabelo, com uma frequência maior de hidratações, uso de produtos específicos para o seu tipo de cabelo, entre outros. É interessante também experimentar no seu cabelo com produtos de marcas diferentes para entender qual se dá melhor com o seu tipo de cabelo, porque é importante enfatizar que só porque eu uso um produto que ele vai dar certo para você! Cada um de nós temos um cabelo diferente e precisamos atentar ao que o nosso cabelo precisa.

Como se manter firme e forte durante o processo?

Inspire-se! Pra não te deixar perder o ânimo nada melhor do que ver cachos bonitos por ai, porque assim você começa a querer aquilo na sua vida também. Seguir cacheadas no Instagram, Facebook ou acompanhar fotos pela internet foi um dos principais fatores que não me deixaram desistir. E atualmente a lista de cacheadas internéticas aumentou incrivelmente, a tal da “ditadura do liso” tem perdido o seu lugar e mais e mais pessoas começam a aceitar e ter orgulho dos seus cachos!

Sobre as 500mil selfies que a gente tira na vida e não posta! ??? Quem também? ❤️ #intimasdaray

A photo posted by Rayza Nicácio (@rayzanicacio) on


Bom meus queridos, é isso pro post de hoje, acho que conseguir falar bem sobre a maioria dos tópicos que eu selecionei para este texto, mas se você ainda tem alguma dúvida sobre a transição sinta-se livre de deixar aqui nos comentários que eu ficarei mais do que feliz de respondê-los. Mas se você já passou por essa fase na sua vida e tem qualquer coisa a acrescentar, até mesmo a sua experiência não deixe de responder aqui nos comentários compartilhando sua história, mais do que me ajudar você ajuda um outro leitor que passar por aqui.

Espero que tenham gostado do texto de hoje, e se sim não deixem de clicar no gostei aqui em baixo do texto e deixar um comentário!

Obrigada, e até a próxima. ;)



  • Ohara

    Em 17.08.2015

    Amei a sua legenda da sua foto hahaha, bacana<3 eu tava anciosa pro post sair, porque ontem apareceu que o post ia ao ar hj e q vc ia escreve-lo..
    Eu não passo por isso e nunca passei hahah, quer dizer: eu ja passei mais ou menos pq eu so alisei duas vzs, mais foi rapido de voltar, nem foi
    esforçar mt eu precisei, voltou com o tempo, só alisei para altera-lo um pouco. eu to adorando a nova fase da categoria, ha agora esta sendo abordado
    o tema cachos, o que é bem bacana para cacheadas como eu hahaha ha tem umas hrs q meu cabelo ta parecendo indomável hahaha, mais nem por isso eu tenho
    vontade de alisar hahahaha vamos acabar com a ditadura do liso e mostrar para o mundo que podemos ser lindas e temos que se aceitar sim os nossos
    cachos! cecador eu uso sempre, quando lavo sempre utilizo o cecador o que acho bem rápido, detesto demorar céculos e ceculos hahaha meu cecador
    estragou uns tempos atras, o q foi bem irritante: mais ja ta ok.bjooooos e ate a proxima Tah!

    Responder

  • Thais Ribeiro

    agosto 19th, 2015

    @Ohara, Hahaha Que linda! Esperando meu post! <3

    Pois é, também estou adorando fazer parte da equipe e poder falar um pouquinho do que eu sei sobre os Cachos! Espero que como você disse dê para acabar com essa ditadura do liso de uma vez por todas! Somos lindas como escolhemos ser, seja liso, cacheado, ondulado, crespo…

    Obrigada pelo seu carinho e atenção!

    Responder

  • Leticia

    Em 17.08.2015

    ai, cachos! tão lindos!
    tô amando essa onda de assumir os cachos, e vendo vários cabelos legais por aí. acho super positivo assumir o cabelo da forma que ele é.. \o/

    Responder

  • Thais Ribeiro

    agosto 19th, 2015

    @Leticia, Se você está amando eu estou ainda mais! Chega de horas me torturando pra ter um cabelo liso! hahaha.

    Muito obrigada pelo comentário meu bem! Volte sempre! <3

    Responder

  • Danielly

    Em 17.08.2015

    Essa onda de assumir os cachos está sendo incrível! Cachos são lindos! Não tem porque esconder :) o mais legal de tudo é inspirar as pessoas a se aceitarem como são! DEMAIS! :*

    Responder

  • Thais Ribeiro

    agosto 19th, 2015

    @Danielly, Tocou num ponto muito importante! A partir do momento que você se aceita você começa a ser inspiração para que outras pessoas façam o mesmo! Vi muito disso depois que comecei aceitar meus cachos! As pessoas me perguntando como cuido e me pedindo sugestões ou dicas! Muito legal isso! Espero poder influenciar ainda mais pessoas a se aceitarem! :D

    Meu bem, muito obrigada pelo comentário e seu tempo. <3

    Responder

  • Fláy

    Em 17.08.2015

    Acho super lindo e corajoso meninas que assumem o cabelo cacheado.
    Não acho que dê trabalho, até mesmo porquê mante-los lisos também da uma trabalheira danada. Quando já se tem a tática, rapidinho já deixa o cabelo estiloso.
    Adorei o post, super bem escrito e esclarecedor.

    Responder

  • Thais Ribeiro

    agosto 19th, 2015

    @Fláy, <3 Como não amar? Obrigada pelo comentário meu anjo! Mas quer queira quer não cabelo enrolado ainda dá um tiquinho de trabalho, principalmente pra quem não ta acostumado com volume e frizz, e com a saga pra encontrar o creme ideal. Mas só de se livrar da tortura com a chapinha e o secador já é o bastante pra relaxar!

    Responder

  • Ohara

    Em 17.08.2015

    *recomentando*
    Acabar com a tal da ditadura é o que esperamos, mais nada contra a quem era cacheada, virou alisada e não quer voltar.
    Apesar disso, esperamos que uma época qualquer dessas a ditadura va embora com as geleiras que irão se derreter rsrsrs isagerada, se formos esperar
    ate la e o fim do mundo kkkk
    Haah, quer dizer que vc ja teve um blog sobre cabelos?
    Vi aquele video seu de inicio do canal hahahh
    bjooooos Thah!

    Responder

  • Thais Ribeiro

    agosto 23rd, 2015

    @Ohara, Hahaha Tive sim, na adolescência! Acho que inclusive ainda tá online pela net…. http://hairmod.blogspot.com.br/
    Mas desisti dele depois de um tempo porque… sei lá! hahahaha
    Inclusive ta complicado até mesmo continuar com o meu blog e canal hoje. To trabalhando o dia inteiro e tenho facul a noite. u.u

    Mas é isso! Muito obrigada por acompanhar ai meus posts, meu canal e tudo mais! Significa muito <3

    Responder

  • Tainara

    Em 17.08.2015

    Estou passando por transição. Faz mais de um ano que não ponho química e parece que não chega nunca o dia em do BC. rs Estou seguindo. u.u Adorei as dicas.

    http://blogdemasia.blogspot.com/

    Responder

  • Thais Ribeiro

    setembro 3rd, 2015

    @Tainara, pois é Tainara, a espera pelo BC provavelmente é a mais complicada, haja paciência! Mas só de pensar no resultado final que isso pode trazer! Eu bem sei o quanto o seu amor próprio aumenta quando você está bem consigo mesma, e para nós mulheres o cabelo é parte essencial da nossa autoestima.

    Muito obrigada pelo comentário. Espero que continue acompanhando os próximos posts! Inclusive já havia visitado o seu blog antes! Parabéns!

    Responder

  • leticia Ariadna

    Em 17.08.2015

    Eu decidir aceitar meus cachos a uns três mês, desde de pequena sempre alisei o cabelo mas depois que vim morar na Bahia, percebi que cachos são lindos e mudei meu pensamento que era :” pra ser bonita tem que ter cabelo liso ” quando cheguei aqui vi várias negras maravilhas com o cabelo cacheado.. tem momentos que eu desmotivo, pois ficam farias pessoas falando -” vai ficar estranho ” – “você fica linda com cabelo liso”

    Responder

  • leticia Ariadna

    Em 17.08.2015

    Eu decidir aceitar meus cachos a uns três mês, desde de pequena sempre alisei o cabelo mas depois que vim morar na Bahia, percebi que cachos são lindos e mudei meu pensamento que era :” pra ser bonita tem que ter cabelo liso ” quando cheguei aqui vi várias negras maravilhas com o cabelo cacheado.. tem momentos que eu desmotivo, pois ficam farias pessoas falando -” vai ficar estranho ” – “você fica linda com cabelo liso”
    Mas eu não vou desistir..
    To passando por transição a tão pouco tempo mas meu cabelo crescer rapido. E eu cortei um pouco acima do pescoço, pois nao tenho coragem de cortar totalmente.
    Gostei muito das suas dicas.. e cada vez mais fico mais motiva a aceitar meu cabelo natural!

    Responder

  • Thais Ribeiro

    setembro 21st, 2015

    @leticia Ariadna, Ah, que maravilhoso ver que você está aceitando os seus cachos! Eu sei que é um caminho complicado a transição, mas vá por mim no final o resultado só te trás alegria e orgulho! Hoje eu sou completamente apaixonada pelos meu cachinhos.

    Obrigada pela visita e o comentário!

    Responder

  • Dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido! – Cabelos – Coisas de Blogueiras

    Em 17.08.2015

    […] o meu cabelo para fazer a tão conhecida transição capilar (falei mais sobre a minha experiência nesse post aqui). Nos dois anos subsequentes eu sofri com a espera para ganhar comprimento. E foi só nesse último […]

  • rose

    Em 17.08.2015

    olá, eu usava hene a uns 2anos e desistir de usa- lo pois demora muito sair o exerso do hene???

    Responder

  • Valdelice

    Em 17.08.2015

    Boa noite… infelizmente também passei pela fase do alisamento nem preciso falar que me arrependo… Vou tentar mas uma vez deixar voltar ao natural. Espero que dessa vez eu consiga adorei tudo que li me deu mas vontade ainda… parabéns porque em terra de chapinha quem tem cachos e rainha… bjsss

    Responder

  • Anny

    Em 17.08.2015

    Amei esse post ?
    estou numa dúvida cruel sobre cabelo, estou pensando se entro em transição capilar, se deixo meus cachos voltarem..
    meu problema é que eu não tenho  muita paciência, mais amo cachos, acho mt lindo e os meus eram lindos mas demora para voltar ao natural só cachos.. não sei o que faço :/

    Responder

  • Débora Miranda

    Em 17.08.2015

    Boa tarde!

    Eu Ameei o seu post, retratou bem oque estou passando e ainda tenho que passar. A transição é uma fase chata e demorada, e a minha auto estima está muito baixa. Como você mesma disse, a minha motivação tem sido ler post como os seus, relatos e experiências de outras pessoas. Não desistirei, pois minha vontade de voltar a ser uma cacheada é maior rs. Obrigada, você ajudou e a mim e com certeza ajudará outras pessoas que estão passando pela transição.

    Responder

  • Kim Beatriz

    Em 17.08.2015

    Aqui estou eu, em pleo 3º dia da minha transição e estou muito frustrada porque na frente não fica cacheado !!! Muito horrível isso, estava quase desistindo quando achei essa matéria, e eu vou ter paciência pra esperar meu cabelo ficar lindo como o de todas essas meninas ! <3

    Responder