31 de jul de 2015

5 motivos para comprar uma lente 50mm

Acho que todo mundo já é careca de saber que a 50mm é a lente mais famosa da blogosfera #asblogueirapira. Todos falam mil maravilhas dessa lente, mas você sabe o porquê? Nesse post, vou te contar quais são os benefícios por trás da cinquentinha e uma novidade que muita gente ainda não sabe!

#1: grande abertura

Atualmente, a 50mm está disponível no mercado em três diferentes aberturas: f/1.8, f/1.4 e f/1.2 (quanto menor o número, maior é a abertura). A que estou falando especificamente é a f/1.8, que já é considerada uma boa abertura. Tá, mas e o que isso significa? Isso permite que entre uma maior quantidade de luz na sua fotografia e diminui a profundidade de campo (= quantidade do plano que está em foco), que na prática resulta no fundo desfocado que as blogueiras adoram! É graças a grande abertura que é possível também fazer o famoso efeito bokeh, quando as luzes fora de foco assumem formas geométricas.

50mm

#2: versatilidade

A utilidade da maioria das lentes de divide em lentes para retrato (teleobjetivas) e lentes para paisagem (grande angulares). A questão é que a 50mm não se encaixa bem em nenhuma categoria, não é nem grande angular e nem é tele, o que a torna uma lente muito versátil! É possível fazer de tudo com a cinquentinha.

50mm-3

50mm-2

#3: qualidade de imagem

Não sei se todos já tiveram a oportunidade de pegar a 50mm f/1.8 nas mãos, mas comparada a outras lentes, ela parece um brinquedo de criança. É pequena e de plástico, mas não é por ser mais simples que ela negue qualidade de imagem. Como qualquer lente grande angular, apresenta uma pequena distorção nos cantos, mas dificilmente vai entregar alguma aberração fotográfica como as cromáticas que são bem comuns.

#4: agora a 50mm é STM!

Esse era o ponto que queria chegar! A Canon lançou essa lente há 25 anos e somente agora em 2015 é que a marca trouxe uma atualização (diga-se de passagem totalmente necessária, tendo em vista que é uma das lentes mais famosas). O design foi todo repaginado, a cinquentinha não é mais de plástico e agora ela é STM. Ou seja, a nova lente tem um motor de foco super silencioso e rápido, o que é ótimo perfeito para quem grava vídeos e precisa de foco automático. Com essa atualização, a sua mesma lente que servia para fotografar looks agora serve também para gravação de vídeos!

#5: preço

E por último a cereja a bolo, o fator que torna essa lente uma das lentes mais populares do mercado e presente em todos os kits: o preço. A 50mm f/1.8 é a opção mais barata de lente com grande abertura, você a encontra por nada mais nada menos do que 125 dólares (B&H Photo Video)!

Vale a pena fazer a atualização? Eu diria que se você já tem a antiga 50mm e usa só para fotografar, não. A fórmula ótica é a mesma, os resultados da nova lente são os mesmos. Agora, se você tem blog e quer gravar vídeos ou já grava, eu recomendaria a compra. Como já disse, é uma lente extremamente barata que não vai te decepcionar e sendo STM ela abre a possibilidade de ser 2 em 1.


Eu já estou louca pra comprar a nova cinquentinha! E vocês? O que acharam dessa atualização? Acham que vale a pena? Contem nos comentários!

Postado por Dora Schmidt

Gaúcha, sagitariana, estudante de jornalismo, blogo no Parada Quinze. Amo fotografia (mais do que fotografar) e o impacto que ela é capaz de nos causar, marcando a sociedade e a história. Não abro mão da simplicidade de uma vida leve como Amélie Poulain e isso se reflete nas minhas fotografias.


  • Wanila

    Em 31.07.2015

    Tenho uma 1.8 e não vivo sem! Agora como quero começar a gravar vídeos pro blog, estou pensando em investir numa STM, mas ainda não po$$o. hahaha

    Responder

  • Dora Schmidt

    agosto 1st, 2015

    @Wanila, pior é que o foco STM faz muita diferença, facilita horrores. O bom é que essa nova versão da 50mm é a lente STM mais barata do mercado (por enquanto)! :)

    Responder

  • Aziza Zayn

    Em 31.07.2015

    Olá! Estou precisando de um design para instalar e configurar plugins no wordpress. org, alguma moderadora aqui presta esse tipo de serviço?

    Responder

  • Kaccau

    Em 31.07.2015

    Muito legal o post! Soube desse detalhe sobre o STM esses dias e não sabia que tinha essa diferenciação.

    Agora, uma coisa que vem batutando na minha cabeça é: a 50mm da Canon faz o mesmo efeito das outras 50mm (outras marcas)?

    Abraços!

    Responder

  • Dora Schmidt

    agosto 1st, 2015

    @Kaccau, na verdade o “efeito” é graças a abertura. Se for 50mm com abertura 1.8 o efeito vai ser o mesmo sim (: Esse negócio de Canon vs Nikon ou Canon vs outras marcas, na minha opinião, é besteira hehe Bjo!

    Responder

  • Mariana

    Em 31.07.2015

    A 50mm é uma lente maravilhosa mesmo, uma “queridinha”, só não concordo com a versatilidade, pois fotografar paisagens e coisas distantes com ela é impossível ;)

    Responder

  • Dora Schmidt

    agosto 1st, 2015

    @Mariana, por que impossível? Sempre fotografei paisagens com ela!!

    Responder

  • Mariana

    agosto 2nd, 2015

    @Dora Schmidt, Consegue com muita limitação. Tenho uma 18-55 (do kit) que tb me sinto limitada pra paisagem. Mas enfim, depende do que qv quer captar da paisagem.

  • Yara Sousa

    Em 31.07.2015

    Agora eu endoidei com certeza! Já estava desejando a muitos a 50 mm com STM tive um troço e calafrios, já vou economizar os centavinhos para comprar com certeza!

    Responder

  • Karyna

    Em 31.07.2015

    Cada vez que vejo reviews sobre essa lente fico mais apaixonada e com vontade de comprá-la. Mas, não sei, vou fazer uma viagem e acho que antes dessa vou comprar uma grande angular para fotografar melhor as paisagens!

    Responder

  • Sthffany Almeida

    Em 31.07.2015

    Olá!
    Primeiramente queria dizer que adorei o post! Muito útil! Obrigada! ;)
    Eu tenho uma dúvida, estou interessada em comprar uma T3i pra entrar no mundo da fotografia, como iniciante mesmo. Já li muito bem a respeito da câmera, que corresponde as minhas atuais necessidades, e também já li bastante sobre a cinquentinha. Só não sabia desse novo “upgrade” que tinham feito no modelo, e fiquei em dúvida se, essa “nova lente” se adequa a esse modelo antigo de câmera. Pois sei que algumas lentes tem recursos que não pegam na t3i, mas pega na t5i, por exemplo. Seria esse o caso?

    P.S.: Seria legal um post comparando as três> t3i, t4i e t5i.

    Beijos!

    Responder